Filidado a:

SINTROBAC

SINDICATO DOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS DA BAIXADA CUIABANA


TODAS AS NOTICIAS Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021, 16h:54 | - A | + A

Você conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira?

Com a diversidade do Brasil é comum que pessoas de partes distintas do país se alimentem de forma diferente. Dessa forma, o Guia Alimentar para a População Brasileira é uma publicação que contempla essa particularidades e pode auxiliar na busca por uma alimentação saudável. 

O documento está alinhando à recomendação nutricional da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde.

As diretrizes têm como objetivo apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição. Escolas, organizações sociais e a população em geral pode fazer uso do documento, que tem linguagem simples e está disponível gratuitamente em pdf.

A última edição do Guia Alimentar para a População Brasileira é de 2014 e serve como referência para outros países. 

 

Alimentação saudável no BdF

 

A alimentação saudável está na linha editorial do Brasil de Fato, a exemplo dos podcasts Comida de Verdade e Momento Agroecológico.

 

Comida de Verdade é um bate-papo rápido e semanal com média de dois minutos de duração, no qual cozinheiros passam receitas fáceis, acessíveis e saudáveis. 

 

Momento Agroecológicopor sua vez, tem duração de 4 minutos e conta com entrevista junto a agricultores, pesquisadores e consumidores de produtos agroecológicos, retratando iniciativas de agroecologia popular desenvolvidas em diversas regiões do país e apresentando os benefícios desta prática na vida dos trabalhadores rurais.

 

Alimentos saudáveis no Brasil

 

No Brasil, os movimentos populares do campo focam no argumento de que defender a agroecologia é defender a vida. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por exemplo, está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país e conta, atualmente, com cerca de 350 mil famílias, que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.

 

Esses trabalhadores são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos que prejudicam a saúde humana.


Além disso, mesmo depois de assentadas, as famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária Popular.

Clique no link para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira. Conheça também os nossos podcasts Comida de Verdade e Momento Agroecológico.

 

Catarina Barbosa | Brasil de Fato; Edição: Daniel Lamir
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

CONVÊNIOS