Com ânimos revigorados após as festividades de final de ano, os trabalhadores no transporte coletivo urbano, rodoviário de passageiros e de do transporte de cargas da baixada cuiabana se reuniram em assembleia geral nesta sexta-feira, 17, para o início de mais uma batalha em torno da Convenção Coletiva de 2023, que abrange 24 municípios do estado de Mato Grosso, sob a liderança do Sintrobac – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana.
Essa primeira assembleia da categoria no ano teve como finalidade a análise, discursão e aprovação coletiva da pauta de reivindicações a ser levada para a mesa de negociação. A partir desse momento, a assembleia geral se tornará permanente até o fechamento da nova Convenção Coletiva de Trabalho.
Após produtivo debate no período da manhã e da tarde, a categoria aprovou uma proposta factível com o atual momento da economia nacional, onde prevê reajuste salarial pela inflação e mais 5% de ganho real. Além da garantia da data-base, continuidade dos benefícios, exclusão do Banco de horas, inclusão de charque na cesta básica que passará para o valor de 250 reais, mais reajuste no Ticket equivalente a 15% do salário.
“Ficamos satisfeito com o resultado da assembleia, o pessoal está consciente da realidade do momento. A nossa expectativa pela aprovação de nossa pauta com garantia de ganho real é muito grande. Temos um novo Governo Federal que enche de esperança o peito do trabalhador e espero que tenhamos uma negociação saudável e produtiva”, afirmou Edval Luiz, presidente do Sintrobac.