Durante o período da manhã e da tarde desta sexta-feira, 23, trabalhadores nos transportes de Cuiabá e Várzea Grande participaram da primeira assembleia geral da categoria em 2024, convocada pela diretoria do SINTROBAC com a finalidade de construir a pauta para a campanha salarial e eleger os trabalhadores representantes por empresa para compor a comissão de negociação ao lado da direção sindical.
Com apresentação do vice-presidente do sindicato Olmir Justino, o debate se concentrou na definição do índice de reajuste e benefícios sociais da Convenção Coletiva.
Após intensa reflexão coletiva, ficou definida a pauta que passa a ser defendida por toda a categoria. No item do reajuste salarial, a proposta prevê reposição dos índices inflacionários mais 7% de ganho real. E ainda ficou definido a manutenção da data-base e a continuidade dos benefícios sociais.
Quanto à cesta básica e o ticket alimentação, a proposta aprovada prevê que ambos receberão reajuste nos mesmos índices dos salários, ou seja, reposição da inflação e mais 7% de ganho real.
A assembleia também aprovou a proposta que prevê a cobrança da contribuição assistencial para todos os trabalhadores, com exceção dos associados ao sindicato que já pagam contribuição.
Foram eleitos para comissão de negociação como representantes da categoria, nas empresas de transporte coletivo urbano: José Teixeira (Caribus Transportes), Dejanes (Rápido Transportes), Ivo Martins (União Transportes), Josemar Andrade (V. Par Transportes), e Quirino (Integração Transportes).
“A unidade da categoria em torno de nossa pauta de reivindicações é fundamental, e tudo começa pela construção coletiva da mesma. Agora vamos seguir mobilizados para a negociação coletiva e defesa dos interesses dos trabalhadores nos transportes”, destaca Edval Luiz, presidente do SINTROBAC.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SINTROBAC
FOTOS DA ASSEMBLEIA: