facebook instagram twitter

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024, 17h:11 - A | A

SINTROBAC avalia como vitoriosas as negociações coletivas de 2024

Após balanço, a diretoria do SINTROBAC — Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana — avaliou como muito positivo o processo de fechamento de acordos e convenções coletivas em 2024, com avanços e manutenção de direitos nos setores de cargas, de passageiros, terceirizados, resíduos e transporte coletivo urbano. Os reajustes salariais ficaram, em média, entre 50% e 60% acima da inflação, deixando Cuiabá entre as três capitais com melhor piso de trabalhadores no transporte urbano, por exemplo.  

Segundo Edval Luiz, presidente do SINTROBAC, a categoria teve força e união no processo de negociação, mesmo diante de um cenário de um novo governo federal que recebeu o país em uma difícil situação econômica, pós-pandemia e com o setor sindical bastante prejudicado pelos governos anteriores. “Ainda que o novo governo já tenha promovido importantes mudanças, o fato é que herdou uma situação econômica desfavorável. Diante de tudo, avalio como muito positivas as convenções e acordos coletivos que fechamos neste ano. Pois estamos entre os sindicatos que conseguiram bons reajustes no país. Isso demonstra a importância do trabalho que viemos desenvolvendo nos últimos anos e que estamos no caminho certo. Em 2025 vamos continuar na luta por mais melhorias para nossa categoria”, ressalta Edval Luiz.  

O vice-presidente do SINTROBAC e vice-presidente da FETTREMAT — Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Mato Grosso — Olmir Justino, também considera como vitoriosas as convenções e acordos fechados pelo sindicato com a participação da Federação da categoria.   “Foi um ano de vitórias, nós fechamos todas as Convenções e os acordos acima da inflação e mantivemos todos os benefícios, em todos os setores de atuação do sindicato e da Federação. A data base maio, que é a grande maioria das nossas negociações, quando a inflação estava em 3,7%, nós não fechamos nenhuma Convenção ou Acordo abaixo de 5%. E assegurando benefícios como cesta básica, vale gás, diária para viagem, dentre outros. Também com reajustes nesses benefícios”, destaca Olmir Justino.   A diretoria do SINTROBAC, e a Federação já estão dialogando com a categoria no sentindo de elaborar as pautas reivindicatórias para as negociações coletivas do próximo ano.  


Assessoria Sintrobac

logomarca

Rua Comandante Costa, nº 1858 - Porto, Cuiabá - MT, CEP: 78025-200. Telefone: (65) 3623 1766