Em uma cerimônia modesta, mas com muito entusiasmo dos participantes, tomou posse nesta quarta-feira, 15, na chácara Tereza Cristina, em Cuiabá, a nova diretoria do Sintrobac (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana) para o próximo quadriênio (2020-2024).
No ato de transição de cargos o presidente da gestão cessante, Ledevino da Conceição, fez questão de destacar o trabalho realizado e elogiar a eleição do novo presidente, Edval Luiz.
“Em função das dificuldades que o sindicalismo atravessa, fizemos uma cerimônia bem resumida. Em outros tempos realizávamos grandes festas, porque a gente gosta de ver a casa cheia. Mas nem por isso a posse está deixando de ser prazerosa. O Edval, nosso novo presidente, é um grande parceiro, um autêntico trabalhador. Entrou muito jovem no setor de transportes, já tendo sido porteiro, cobrador, manobrista, motorista, diretor do sindicato, e hoje é presidente. Ele está preparado, pois não é um aventureiro, pelo contrário, é um grande lutador, estou muito confiante no seguimento do trabalho”, enaltece Ledevino, que também faz parte da nova diretoria, no cargo de diretor de Formação.
Ivo Leoni, diretor da Federação dos Trabalhadores nos Transportes, presente na cerimônia, também deixou sua mensagem de otimismo para os novos diretores do Sintrobac. “A minha expectativa enquanto trabalhador, pois também sou da base, é que o Edval e a sua nova diretoria irão fazer um bom trabalho. Acompanho o Edval desde 1996, ele tem humildade, sabe ouvir, quer aprender, e não é dono do poder. Trabalha com o coletivo”, relata Ivo Leoni, que também já foi presidente do Sindicato.
“Hoje é um dia memorável, a gente teve uma posse tranquila, uma eleição tranquila. Eu acredito que em função das medidas que o governo tem implantado no movimento sindical, desestimulou muita gente a buscar seguir essa carreira, pois é uma carreira árdua. Hoje também lamentamos a morte no último domingo, 12, do companheiro Valdevino Gerômimo, fundador e primeiro presidente de nosso sindicato. Mas por outro lado é um dia alegre, porque nosso companheiro Edval, da Integração Transportes, está assumindo a presidência do Sintrobac, apesar de sabermos que ele não irá enfrentar facilidades, confiamos em seu trabalho”, pontua Olmir Justino, que também foi eleito secretário geral do Sintrobac.
Edval Luiz, um presidente preparado e com disposição para os novos desafios
“Em primeiro lugar quero agradecer a categoria, que nos deu um voto de confiança para que a gente continue o trabalho que já vem acontecendo. E as nossas expectativas são as melhores, mesmo diante de um cenário que não é muito agradável. Estamos assumindo em meio a vários problemas difíceis para resolver, mas estamos com muita vontade, muita dedicação e disposição para a luta. Vamos fazer de tudo para resolver todas as demandas que estão vindo aí. Farei o possível e o impossível para defender a nossa categoria”, fez questão de declarar o novo presidente do Sintrobac, Edval Luiz.
Além de alguns convidados, familiares e parceiros do sindicato, participaram da cerimônia de posse o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Amorim, e Rômulo Botelho, presidente do STU. Ambos destacaram a disposição do sindicato para o diálogo e a busca de soluções que possam atender a todos.