A reunião convocada pelo prefeito Abílio foi realizada nesta quinta-feira, 9, na Prefeitura Municipal, e contou com a presença de empresários, gestores do transporte coletivo público de Cuiabá e da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana – Sintrobac. Na reunião foram abordados vários temas de interesse da população usuária desse serviço na capital.
O presidente do Sintrobac Edval Luís ressaltou a importância da iniciativa, destacando as demandas de sua categoria. “Fiquei otimista com a reunião, pois conseguimos sentir o que o prefeito quer, o que ele cobrou, tanto das empresas de transportes, como da secretaria de transporte. E o nosso papel nessa reunião foi o de levar nossa mensagem tanto para o novo prefeito, quanto para os empresários, sobre os problemas que vêm se arrastando no setor. Explicamos a situação dos atrasos dos benefícios, dos atrasos de salários, dos atrasos de direitos, como férias, 13º salário, que estão ocorrendo ultimamente. O prefeito se mostrou muito empenhado e com vontade de resolver tudo isso”, relata Edval Luiz.
O vice-presidente do Sintrobac, Olmir Justino, fez questão de deixar claro uma das formas de comunicação do sindicato com a prefeitura. Afirmando que os ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) a respeito de eminentes ações dos trabalhadores, são sempre alertas sobre os urgentes problemas da categoria dos trabalhadores no transporte público em Cuiabá.
Ricardo Caixeta, diretor da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), destacou a preocupação do setor em relação aos atrasos nos repasses por parte da prefeitura. Sobre essa questão, o prefeito Abílio determinou levantamento sobre a situação dos repasses em atraso, para avaliação de possibilidade de quitação. Em contrapartida, o prefeito cobrou que as empresas não façam uso de ônibus com mais de 10 anos e passem a cumprir com todas as regras contratuais para entregar um bom serviço à população.
Ao final da reunião, o prefeito fez questão de dizer que as portas de seu gabinete estão sempre abertas para dialogar sobre o que for melhor para o transporte coletivo público de Cuiabá.