Conforme alertamos desde o princípio, a tão alardeada reforma trabalhista do governo de Michel Temer não deu os resultados almejados. Não incrementou o mercado de trabalho, não gerou os empregos prometidos. Resultado: prejuízo para a classe trabalhadora, desemprego, menos proteção social para aqueles que mais precisam. Frente a essa questão, podemos dizer que a atuação do Sintrobac tem alcançado resultados positivos.
Nossas negociações, neste sentido, se não foram excelentes, foram boas, garantindo a manutenção do emprego para quem já está no mercado e até obtendo ganhos reais nas novas negociações com os empresários. Veja que vivenciamos um quadro de inflação muito baixa, num período complicado com uma reforma trabalhista trazendo muita insegurança jurídica, o trabalhador apreensivo por conta do desemprego, o que por sua vez também traz a nós uma sensação de incerteza, de insegurança mesmo, para o caso da proposta de uma greve, por exemplo.
Vivemos um momento difícil e os rodoviários sabem disso. Por mais que achemos justas as nossas proposições, precisamos de muita cautela no encaminhamento de nossas lutas sindicais. O importante é que em 2018 conseguimos manter os benefícios nas negociações coletivas e tivemos algum ganho real, um avanço, embora modesto. E assim seguimos na busca por melhorias para todos os trabalhadores no transporte rodoviário da Baixada Cuiabana, enfrentando os desafios pela manutenção do emprego e a obtenção dos ganhos possíveis em cada caso e levando em conta a conjuntura reinante.
Agora estamos nos preparando para 2019. Novo governo, novas ideias e muitas mudanças. Ainda não está claro quais serão os rumos, mas mudanças como a extinção do Ministério do Trabalho já trazem alguma preocupação. Estamos de olho!
Boas Festas, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos nós!
Ledevino da Conceição – presidente do Sintrobac